fbpx

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Hoje, 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. Criado em 2007 pela ONU, almeja a promoção de conhecimento sobre o espectro, fomentando a inclusão social e o respeito às demandas e aos direitos das pessoas autistas.


O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é uma condição complexa e heterogênea que afeta primordialmente a comunicação e interação social, manifestando uma inabilidade persistente nesses âmbitos nos mais diversos contextos, bem como padrões restritos e repetitivos de comportamento ou de interesses em níveis que diferem largamente de sujeito para sujeito. Em função dessa possível gama de variações, o termo espectro é empregado. Tais informações devem contribuir para ampliar a compreensão do sujeito, atendendo suas reais necessidades específicas, e não para rotulá-lo, uma vez que todos, independentemente de diagnóstico, somos singulares.


O desconhecimento sobre as potencialidades e as competências de uma criança com autismo ocasiona uma descrença acerca do seu desenvolvimento e da sua capacidade de aprendizagem. A inserção na escola tem papel fundamental para a quebra dessas barreiras, tendo em vista que engendra novas maneiras de se relacionar e se comportar, ampliando, por conseguinte, o repertório de experiências das crianças no geral.


Ao trazer visibilidade para o tema, a data pode desmistificar os “achismos” e favorecer o acesso aos recursos e suporte necessários para que o desenvolvimento desses indivíduos aconteça de forma mais salutar. Valorizar as potencialidades e respeitar as limitações é nosso dever enquanto sociedade.

Setor de Psicologia da Casa de Criança

Artigo produzido em 02 de abril de 2024.

Outras postagens
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *